MBSR: Mindfulness-Based Stress Reduction

Protocolo Internacional de 8 Semanas para Redução de Estresse

07, 14, 21 e 28 de março; 04, 11, 18 e 25 de abril de 2024

Com um Retiro de Silêncio e Contemplação (online e síncrono) no dia 13 de abril, das 09:00h às 14:00h.

Início: 07/03/24

Horário: 19h às 21h30 (BR)

Curso Online e Síncrono, sempre às quintas-feiras

Sobre o MBSR

Desenvolvido por Jon Kabat-Zinn, o MBSR tem um protocolo validado cientificamente e é reconhecido mundialmente como um caminho eficaz para se aprofundar na prática de mindfulness. 

A “Escola de Mindfulness – O Caminho do Coração Presente”, sob a instrução das psicólogas e instrutoras de mindfulness Carla Fragomeni e Paula Portocarrero, oferece o Programa de 8 Semanas Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) como uma oportunidade de embarcar em uma jornada de transformação pessoal.

E o melhor: você não precisa ter experiência anterior em mindfulness para se beneficiar deste programa. Com a orientação atenciosa de Carla e Paula, você será apoiado em cada etapa da sua jornada.

Estrutura

Durante oito encontros, exploraremos a teoria e prática do Mindfulness e sua aplicação no dia a dia:

  • Encontro 01: 07/03
  • Encontro 02: 14/03
  • Encontro 03: 21/03
  • Encontro 04: 28/03
  • Encontro 05: 04/04
  • Encontro 06: 11/04
  • Encontro 07: 18/04
  • Encontro 08: 25/04
  • Sempre de 19h às 21h30.

Também está incluso um Retiro de Silêncio e Contemplação, uma oportunidade para aprofundar ainda mais sua prática, no dia 13 de abril, das 9h às 14h. Será um retiro online e síncrono, guiado pelas instrutoras do curso.

Investimento

O valor total do curso é R$1.250 e pode ser dividido em até três vezes: no momento da matrícula, durante e ao final do programa.

Diferenciais do Curso

  • Diálogo Rico: Usamos a metodologia de inquiring para avaliar a evolução pessoal e do grupo, além de estimular insights que surgem no coletivo.
 
  • Experiência Viva: Cada aula proporcionará insights e práticas de meditação baseada em mindfulness, que estimulam a introspecção e o autoconhecimento.
 
  • Retiro Especial: Aprofunde-se na prática com um retiro de 5 horas na terceira sessão.

Conheça as Instrutoras

Paula Amine Fogaça Portocarrero, MSc.

Presidente do Instituto Psiconsciência e da TVPSI – Plataforma de Saúde Mental. Diretora da Escola de Mindfulness – O Caminho do Coração Presente. Psicóloga desde 1990,  inscrita no Conselho Regional de Psicologia – CRP/Brasil (4799/1) e na Ordem do Psicólogos Portugueses  (OPP) – 32734.

É certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) CCP/CCPE número F696465/2020 (Centro Nacional de Qualificação de Formadores/PT).

Mestre em Psicologia Social, Neuropsicóloga – pesquisa os efeitos da meditação mindfulness na consciência. Especializada em Psicologia Junguiana, Ontopsicologia e Psicologia Budista Tibetana, com mais de 30 anos de experiência clínica, em que 20 dos quais inclui a meditação na praxis terapêutica. 

Carla Fragomeni, MBSR.

Vice-Diretora da Escola de Mindfulness – “O Caminho do Coração Presente” e Coordenadora de Articulação Institucional da TV PSI – Psicóloga, CRP 6339-2.

Especialista em Psicologia Clínica, atua em consultório particular desde 1995. Formações em Psicologia Analítica, Psicopatologia, Psicossomática, Ontopsicologia e Sexualidade. Professora Qualificada de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) – criado por Jon Kabat-Zinn – pela Universidade de Massachusetts, conduz o programa de 8 semanas de redução de estresse desde 2011.

Realização