Curso MPJB: Diálogo entre a Psicologia de Jung e Psicologia Budista

Tocando nas Raízes do Mindfulness

20 e 27 de novembro e 04 e 11 de dezembro de 2023

Com um Retiro de Silêncio e Contemplação no dia 02 de dezembro • para confecção da sua Mandala Pessoal e planejamento de 2024

Início: 20/11/23

Horário: 19h às 21h30 (BR)

Curso Online e Síncrono, sempre às segundas-feiras

Sobre o Curso

A Psicologia Analítica de Jung, muitas vezes referida como Psicologia Profunda, e a rica tradição da Cultura Tibetana, carregada de ensinamentos milenares, têm suas peculiaridades. Ambas, apesar de suas origens e práticas distintas, tocam em pontos convergentes e profundos da psique humana. Este curso busca explorar essas interseções e descobrir como elas se relacionam e se enriquecem mutuamente, sempre guiados pelo mindfulness, uma prática enraizada nos ensinamentos da Psicologia Budista.

Neste curso, você será guiado através dos paralelismos e contrastes entre estas duas áreas, descobrindo como elas se tocam e interagem, tudo sob a perspectiva da prática Mindfulness.

Por meio de uma abordagem cuidadosa e reflexiva, exploraremos os pontos de contato entre o pensamento de Jung e do budismo, iluminando o caminho com as práticas de mindfulness.

Estrutura

Durante cinco encontros, exploraremos as nuances e conexões entre a Psicologia de Jung e a Psicologia Budista. Sempre às segundas-feiras, na modalidade online e síncrona.

  • Aula 01: 20/11
  • Aula 02: 27/11
  • Aula 03: 04/12
  • Aula 04: 11/12
  • Sempre de 19h às 21h30.

Também está incluso um Retiro de Silêncio e Contemplação, uma oportunidade para aprofundar ainda mais sua prática, no dia 02 de dezembro, das 9h às 14h. Será um retiro de Final de Ano focado em planejamento de 2024, construção da sua mandala pessoal e mais!

Investimento

O valor total do curso é R$690 R$490 e pode ser dividido em até duas vezes: no momento da matrícula e e ao final do programa.

Diferenciais do Curso

  • Diálogo Rico: A fusão entre a Psicologia Profunda de Jung e a milenar sabedoria da Cultura Tibetana.
 
  • Experiência Viva: Cada aula proporcionará insights e práticas de meditação baseada em mindfulness, que estimulam a introspecção e o autoconhecimento.
 
  • Retiro Especial: Aprofunde-se na prática com um retiro de 5 horas na terceira sessão.

Conheça as Instrutoras

Paula Amine Fogaça Portocarrero, MSc.

Presidente do Instituto Psiconsciência e da TVPSI – Plataforma de Saúde Mental. Diretora da Escola de Mindfulness – O Caminho do Coração Presente. Psicóloga desde 1990,  inscrita no Conselho Regional de Psicologia – CRP/Brasil (4799/1) e na Ordem do Psicólogos Portugueses  (OPP) – 32734.

É certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) CCP/CCPE número F696465/2020 (Centro Nacional de Qualificação de Formadores/PT).

Mestre em Psicologia Social, Neuropsicóloga – pesquisa os efeitos da meditação mindfulness na consciência. Especializada em Psicologia Junguiana, Ontopsicologia e Psicologia Budista Tibetana, com mais de 30 anos de experiência clínica, em que 20 dos quais inclui a meditação na praxis terapêutica. 

Maria da Conceição Santos Moraes

Psicóloga desde 1995 com Licenciatura e Bacharelado, CRP 06/49316, atua em consultório particular desde 1997, com Aperfeiçoamento em Psicologia Analítica Junguiana, Formadora e Multiplicadora em Justiça Restaurativa, Colaboradora externa voluntária no Grupo de Práticas de Comunicação Não-Violenta UNIFESP (2021-2023). 

Especialização em Formação e Cuidado em Rede. Mestra em Ensino em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Trabalho voluntário com atendimento individual com práticas de Atenção Plena (Mindfulness). Escritora e Poetisa, sendo colaboradora com poesias no periódico Papiro em Revista e na Escola de Mindfulness – “O Caminho do Coração Presente”. Instrutora (em formação) Mindfulness pela Escola de Mindfulness – “O Caminho do Coração Presente”.

Realização