Paula Amine Fogaça Portocarrero, MSc.

Presidente do Instituto Psiconsciência e da TVPSI – Plataforma de Saúde Mental. Diretora da Escola de Mindfulness – O Caminho do Coração Presente. Psicóloga desde 1990,  inscrita no Conselho Regional de Psicologia – CRP/Brasil (4799/1) e na Ordem do Psicólogos Portugueses  (OPP) – 32734. É certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) CCP/CCPE número F696465/2020 (Centro Nacional de Qualificação de Formadores/PT).  Mestre em Psicologia Social, Neuropsicóloga – pesquisa os efeitos da meditação mindfulness na consciência. Especializada em Psicologia Junguiana, Ontopsicologia e Psicologia Budista Tibetana, com mais de 30 anos de experiência clínica, em que 20 dos quais inclui a meditação na praxis terapêutica.

Tratou centenas de pacientes em consultório e instituições de saúde conhecidas, tais como SFGH / UCSF – San Francisco General Hospital / Universidade da Califórnia – EUA; GDF – Governo do Distrito Federal; HFA – Hospital das Forças Armadas de Brasília; Santa Casa da Misericórdia-RJ, abrangendo o acompanhamento de pacientes sem previsão de cura e situação de luto.

Na esfera governamental, trabalhou no desenvolvimento de programas de formação profissional e vários projetos para o GDF, CNPq- RJ, UNESCO entre outros. Desenvolveu trabalhos com base em “arte cerâmica”, incorporando a sua prática pessoal como recurso terapêutico para o tratamento de pacientes com o manuseio de argila associado à meditação.

Tem realizado diversos cursos no Brasil e realizou vários workshops na região do Himalaia, onde o território do exílio tibetano está localizado. Desde a metade da década e 1990 pratica Yoga e participa de cursos em tradições tibetanas com iogues e monges. Em novembro de 1999, foi recebida por S. S. Dalai Lama — líder espiritual e Chefe de Estado do Tibete, em sua residência oficial.          Dentre outros estudos, recebeu ensinamentos diretamente de S. S Dali Lama, assim como do Prof. Dr. Alan Wallace, uma das maiores referências acadêmicas do budismo no Ocidente.

Hoje suas atividades estão focadas na elaboração de pesquisas e no desenvolvimento de cursos, palestras e conferências para congressos, eventos científicos e workshops. Seu trabalho se concentra na exploração do autoconhecimento humano, para elevar o nível de qualidade de vida individual e em grupo, com vistas ao despertar da consciência planetária, luta pela valorização da vida. Brasileira, vive em Portugal e atua em gabinete particular como psicoterapeuta, em atendimento a pacientes presencial em Portugal e  remoto (Brasil, Espanha e  EUA).

Katia Larsen, Msc.

Superintendente do Instituto Psiconsciência. Psicóloga desde 1988, tornou-se mestre em Psicologia Social pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP/RJ, defendendo a pesquisa “Empatia e Qualidade de Interação Familiar”. É também mestre em Counseling Holistic Psychology pela Lesley University – MA, USA, com a revisão de literatura, “Mindful Meditation for Alcool Relapse” e com a aplicação do treinamento de Mindfulness no programa “Driver Alcohol Education”, como estágio de final de curso.

Atuou no MAPS (Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers), como facilitadora de programas de prevenção à saúde para população idosa portuguesa e como Counseling, nas áreas de drogadição e violência doméstica.

Estudou e foi treinada por grandes nomes dos mais diversos seguimentos terapêuticos, com os quais se especializou em Arte Terapia, Constelação Familiar; Terapia Somática-Emocional; Dança como Movimento Terapêutico. Foi treinada pelo Ann Wise Center, em AwaKed Mind Process, e certificada pelo Institute Field University, em Teoria Integral.
Fundou o Semear – Terapias Integrativas e o Instituto Saber Integral, os quais dirigiu durante 10 anos.

Criou dezenas de workshops como estratégia de acompanhamento psicológico associados aos métodos de Arteterapia, SoulCollage, tendo como sustenção práticas de meditação e movimento corporal.

Formada pelo Conservatório Brasileiro de Música.

Idealizadora do projeto Jornada do Divino Feminino para o desenvolvimento da consciência da Mulher.

Atualmente, é professora da disciplina eletiva “Estratégias para o bem-estar no Approach International Student Center”, que atende alunos de vários países. Facilitadora do método o Caminho Natural da Voz. Idealizadora e facilitadora do projeto MeditaSom na Universidade Federal Fluminense. Estuda música Indiana e mantra yoga.

Afiliou-se à Escola de Mindfulness, para contribuir na elaboração do protocolo  “O Caminho do Coração Presente”, consoante as vertentes da  Expressão Criativa e Mindfulness, da  Inteligência Emocional e  da Psicologia Positiva.

Reside entre as montanhas da serra petropolitana do Estado do Rio de Janeiro, local bucólico em meio ao santuário de flores e água corrente, onde fundou, junto com o seu companheiro Marcio Larsen, o Taijasi – um espaço para o Ser, em que a proposta terapêutica não prescinde da meditação e das mais diversas terapias com mimos especiais para aqueles que por lá passam.

Cyro Pereira da Silva Portocarrero, PhD.

Diretor Executivo do Instituto Psiconsciência. Com mais de 35 anos de carreira profissional no governo brasileiro, atuando principalmente no Senado Federal e no Parlamento Latino-Americano, trabalhou diretamente para S. S. Maharishi Mahesh Yogi, como um dos precursores no reconhecimento legal e científico da Meditação Transcendental no Brasil e suas aplicações nas políticas públicas, desde os primeiros anos da década de 1980.

Foi também um dos pioneiros na difusão do pensamento holístico em sua origem, com participação ativa na implantação da UNIPAZ, universidade onde ministrou vários cursos destinados a agentes de instituições oficiais, tendo participado de seus colegiados transdisciplinar e de administração do campus em Brasília, além de assessorar o Reitor Pierre Weil na elaboração de convênios e outros contratos, bem como na condução dos assuntos jurídicos em geral. Nessa trajetória, que inclui sua participação direta nos acordos legais de transferência de tecnologia Brasil-Índia, nas áreas de Fitoterapia e Ayurveda, teve a oportunidade de estudar na M.I.U. e de visitar outros centros científicos de referência, sobre diferentes técnicas e meditação e de psicologia budista tibetana.

Em função de tais atividades, trabalhou pessoalmente com alguns dos mais conhecidos ícones do estudo holístico e transpessoal, como Deepak Chopra, Jonh Pierrakos, Jean-Yves Leloup e Fritjof Capra, entre outros. Trabalhou também diretamente com S. S. Sri Mataji Nirmala Devi, em uma de suas viagens ao Brasil, e foi recebido, em visita exclusiva na residência oficial, por S. S. o Dalai Lama, em Dharamsala.

Carla Fragomeni

Psicóloga, CRP 6339-2, Vice-Diretora da Escola de Mindflness “O Caminho do Coração Presente”, Especialista em Psicologia Clínica, atua em consultório particular desde 1995. Formações em Psicologia Analítica, Psicopatologia, Psicossomática, Ontopsicologia e Sexualidade. Professora Qualificada de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) – criado por Jon Kabat-Zinn – pela Universidade de Massachusetts, conduz o programa de 8 semanas de redução de estresse desde 2011.

Entre 1997 e 2003 foi diretora do Instituto de Andrologia e Sexualidade, efetuando um trabalho integrado entre Medicina e Psicologia no tratamento das disfunções sexuais
Atuou na reabilitação de pacientes cardíacos graves na clínica MIV, juntamente com equipe multidisciplinar, de 2004 a 2007.

Uma das criadoras do Programa Mindfulness in Company. Desde 2016, vem sendo aplicando, em um elenco de renomadas instituições, tais como: Ministério Público da União, Banco Central, Associação dos Magistrados, Superior Tribunal Militar, Tesouro Nacional, Banco do Brasil, Confederação Nacional das Indústrias, entre outras.

Conduz práticas de meditação, como voluntária, desde 2012, na Sociedade Vipassana de Meditação, atendendo a comunidade de Brasília.

A partir do início da pandemia de COVID-19, criou um grupo de mídias sociais (@momento mindfulness), que oferece diariamente uma fala e meditação, com condução aberta ao público virtual em forma de lives, na intenção de oferecer recursos no enfrentamento da situação, bem como na intenção de promover possibilidades de acesso às práticas contemplativas.

Costuma se refugiar em um lugarejo pitoresco no coração do Estado de Goiás, Olhos D’água. Local que além de lhe propiciar a contemplação da Natureza, o descanso e convívio com a família, viabiliza também o contato com a comunidade local. Devido ao seu apreço profundo pela arte, adotou os artistas e artesãos – ceramistas, serralheiros, marceneiros – em prol fortalecimento dos seus conteúdos internos ( auto-estima, dignidade e mais ..) e de promover a identidade artística de cada um deles.

Associação Instituto Psiconsciência, Pesquisa, Serviços e Neuropsicologia Aplicada

Rua Manuel Josué Luís, 24, R/C, 2560-256 – Torres Vedras, Lisboa – Portugal

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.