Formação Profissional de Instrutores de Mindfulness - O Caminho do Coração Presente (MCCP)

com ênfase em Mindful Eating-Autocompaixão

Domine o Mindfulness de forma acadêmica, prática e profissional
e obtenha certificação internacional para se tornar Instrutor ou Instrutora de Mindfulness

Apresentação Institucional

Instituto Psiconsciência – Entidade civil associativa, sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa neurocientífica e ao desenvolvimento de cursos e programas de capacitação profissional e acadêmica, bem como à prestação de serviços de atendimento clínico e de consultoria internacional, sediada no distrito de Lisboa, Portugal. Identificação fiscal: NIF/NIPC 514 407 964. 

A Escola de Mindfulness – O Caminho do Coração Presente (EMCCP), segmento educacional do Instituto, forma, prepara e cuida das pessoas ou grupos que dela se servem, de acordo com o princípio básico “Tudo pela Valorização da Vida e Cuidado com o Planeta”.  

www.institutopsi.org

Do conceito

O protocolo MCCP prima por explorar a interseção entre a mente e o corpo, tendo o coração como guia e a respiração como âncora. Incorpora conceitos ocidentais da Psicologia Cognitivo-Comportamental; da Neurociência; da Teoria Piagetiana; da Psicologia de Jung e da Psicologia Budista. É concebido a partir da prática clínica, da experiência direta com a Tradição Budista Tibetana e do Sistema Ioga (Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, desde 2014). Pauta-se nos protocolos MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction), MBCT (Mindfulness-Based Stress Cognitive Therapy), MBCDP (Mindfulness-Based Compassion Development Program) e MBSP (Mindfulness-Based on Strengths Practice) dentre outros congêneres o tenham influenciado.

A proposta do curso de Formação Profissional de Instrutores MCCP parte da busca de recursos que possam proporcionar ao público atendido um melhor desenvolvimento, individual e social. Representa mais um conjunto de ferramentas para manejar questões do cotidiano e ampliar a gama de alternativas para a concentração, como foco e equilíbrio, no intuito de promover o aumento da qualidade de vida. 

Em que consiste: o protocolo é constituído por um elenco de práticas e de vivências estruturadas, baseadas em evidências científicas, com o fim de criar uma avenida para construir novos caminhos neuronais, estimular comportamentos e proporcionar experiências sensoriais vocacionadas ao aumento da saúde, com incentivo ao autocuidado e à autocompaixão. Busca promover um relacionamento interpessoal construtivo, de empatia e de compaixão, em prol de formar instrutores e − para além disso − participar da formação de uma nova cidadania, mais consciente das responsabilidades éticas e da necessidade de despertar o Ser virtuoso que reside em cada coração, sustentando a bandeira da Valorização da Vida e do zelo para com nosso Planeta.

Da estrutura

O Curso completo:  trata-se de um programa evolutivo composto por 3 níveis, com 7 módulos mais um Módulo Especial de Conclusão de Curso, perfazendo o total de 8 módulos. A carga horária para formação profissional de instrutores está prevista em 268 h/a, distribuídas em um período mínimo de 12 meses.

Nível Básico (NB) Princípios e Forças do Mindfulness, quadrimestre, disposto em 3 módulos: um módulo de abertura; um de 2 meses com uma aula por semana; outro de 1 mês, com uma aula semanal e um encontro em forma de retiro no final do nível; 

Nível Intermediário (NI) Comportamento e Fisiologia do Mindfulness, quadrimestre disposto em 2 módulos, com uma aula por semana e um encontro em forma de retiro no final do nível; 

Nível Avançado (NA) Pedagogia e Psicologia do Mindfulness, quadrimestre disposto em 3 módulos, com uma aula por semana e um encontro mensal em forma de  retiro no final do nível. Inclui o módulo especial de conclusão de curso, abaixo descrito.

        Módulo de Conclusão (MC) – Consiste em orientação direta, individual ou em grupo para a produção de um artigo. Uma vez cumprido o NA, o participante deverá entregar o Trabalho de Conclusão de Curso  em formato de artigo e apresentá-lo no seminário: “Mandala Multifacetada”.

O curso será ministrado na modalidade online, síncrona, por meio de plataformas na internet, inclusive os retiros, sem prejuízo da ocorrência de encontros presenciais facultativos.

Os retiros têm como base a prática intensiva e sistemática de mindfulness; posturas, movimentos corporais conscientes, alimentação consciente e atividades de artes, como meditação ativa. Após o término do curso, será oferecida a possibilidade de um retiro especial facultativo, de 7 dias, com imersão intensiva na cultura tibetana, berço do mindfulness, a ocorrer presencialmente nos Himalaias. 

A Orientação e supervisão é pré-requisito para que o participante possa desenvolver suas atividades como instrutor, tendo para tanto que completar 38 horas,  18 das quais ocorrerão em horários extra classe. Estas poderão ser agendadas com antecedência, caso haja indicação pela escola e/ou interesse do participante.

O fórum de dúvidas será disponibilizado na plataforma da internet em que o curso estiver hospedado, em sistema de chat ao qual o participante poderá recorrer em caso de dúvida. As questões serão respondidas semanalmente por uma dupla de professores responsáveis por acolher e sistematizar as perguntas, respondendo-as por meio da própria plataforma ou em interação direta com o participante na modalidade síncrona, em plantões de duas horas por semana, em datas e horários previamente estipulados.    

O “diário de bordo do meditante” online será disponibilizado em canal de comunicação por aplicativo móvel para que o participante voluntariamente possa compartilhar suas experiências pessoais e insights, sem prejuízo do diário individual particular de cada participante.

O Participante receberá:

  • Diário de Bordo do Meditante;
  • Certificado de conclusão de cada módulo (pré-requisito para seguir a evolução do curso proposta no programa):
    • Certificado de Conclusão do NB – este certificado é o pré- requisito para ingressar no NI e não representa que o instrutor esteja pronto a conduzir trabalhos de Mindfulness; 
    • Certificado de Conclusão do NI – na conclusão do NI, o participante estará apto a conduzir práticas/grupos, desde que esteja sob orientação de membros da Escola na condição (nível de Qualificação Certificada);
    • Certificado de Conclusão do NA, para além de cumprir os pré-requisitos anteriores, deverá ainda cumprir a carga horária de orientação e supervisão prevista e ser aprovado pelo Conselho Diretivo da Escola (CDE), momento em que receberá a Certificação de Instrutor Profissional de Mindfulness.

Do compromisso pessoal

  • Para alcançar o título de Instrutor de Mindfulness, o participante que não apresentar, a contento, o número de horas de meditação, bem como o desenvolvimento e condução das práticas previstas, será indicado pelo CDE, a cumprir 60 horas suplementares, por três meses, em estágio supervisionado, sem custo adicional, dentro das atividades do EMCCP.

O Participante receberá

Da pedagogia

O programa se fundamenta na experiência direta, no inquiry (autoinvestigação), desenvolvendo de forma simples e vivencial as condições para que o indivíduo possa construir um conjunto de habilidades autorreguladoras, baseadas na plena atenção; trazendo fortalecimento e integração, ampliando assim os recursos internos inerentes a todos. Apoia-se, ainda, na Psicologia Cognitivo-Comportamental de Aaron Beck (1921-2021), bem como nas teorias Construtivista e Cognitivista de Jean Piaget (1986-1980) e na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung (1875-1961). Este curso baseia-se, ademais, na experiência direta com a cultura, a tradição e os estudos da Psicologia Budista; no protocolo MBSR, do Prof. Dr. Jon Kabat Zinn e nos trabalhos desenvolvidos pelos Profs. Drs. Marcelo Demarzo & Javier Campaio, Mark Williams & Danny Pennam, Kristin Neff e Christopher Germer, Tara Brach,  entre outros, cujos resultados favoráveis estão demonstrados pelos estudos da Neurociência, da Psicologia e da Medicina. 

Dos objetivos primários da formação

Dos objetivos pedagógicos:

  1. Aplicar as técnicas do protocolo MCCP em nível pessoal e profissional, sem supervisão, 
  2. Receber o título de Instrutor Certificado em Mindfulness – O Caminho do Coração Presente;
  3. Publicar um artigo na plataforma colaborativa das redes integradas à EMCCP;
  4. Conduzir com destreza as atividades de mindfulness, no sentido de propiciar a formação de pessoas ou grupos voltados para o cultivo de modos de aprender e de ser, na lida do dia-a-dia.

Dos pré-requisitos

Das avaliações

Todas as atividades executadas ao longo dos módulos serão avaliadas e comporão o conceito final de cada participante.  Os seguintes documentos serão entregues até o final do curso:

Avaliação de desempenho

Serão realizadas avaliações por meio da observação da evolução do participante durante a sua trajetória no curso;

Serão avaliadas as conduções de práticas no sentido de orientar e formar o participante em condutor das práticas formais;

Será avaliada a apresentação do Artigo Final.

Será avaliada a consistência do conteúdo e o enquadramento das normas de redação adotadas pela EMCCP.  

Serão analisadas as autoinvestigações (inquiry) feitas por cada participante (o CDE seguirá os critérios internacionais de formação de profissionais e instrutores).

Além da presença ativa nas aulas, estima-se que o participante deva praticar diariamente os exercícios propostos no protocolo MCCP. Da prática diária dependem as mudanças e os resultados esperados em relação às evidências documentadas pela psicologia, medicina e neurociência, nas diversas pesquisas atualmente divulgadas, em relação aos índices de qualidade de vida, de felicidade e do incremento da saúde, de forma geral. 

Da relevância

A formação Profissional de Instrutores de Mindfulness assume um papel central e de crescente importância, perante os novos desafios que surgem no mundo, tais como adoecimento psíquico, estresse, aumento do número de suicídios, depressão e ansiedade. Por consequência, avulta a importância de agentes para condução das práticas de mindfulness, sendo necessária para isso a aquisição de competências específicas. 

 A EMCCP distingue-se por oferecer desde cursos avulsos à Certificação Profissional de Instrutor de Mindfulness, nos níveis de Qualificação Profissional e de Instrutor e, ainda, a formação de Instrutores Supervisores.

Neste contexto, faz-se necessário aprimorar atitudes e habilidades que, integradas, impulsionem o adequado desenvolvimento profissional.  O desafio se evidencia pela escassez atual de talentos profissionais que se elevem ao nível mínimo de sensibilidade e compreensão para o verdadeiro exercício da prática de mindfulness, a ponto de o aprendiz se tornar profissional. A formação assume, assim, um papel decisivo para o preparo de pessoas que, a partir de suas vocações e características internas, adquiram os conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis à apreensão e ao uso do amplo conjunto de recursos proporcionados pela utilização do mindfulness em seu vasto campo de aplicação.

Importa ter presente que as competências que uma pessoa adquire ou desenvolve na formação devem corresponder às funções que irá desempenhar no âmbito da sua vida profissional, seja agindo como autônoma ou atuando em uma instituição.

Preparar uma pessoa para a vida ativa profissional é oferecer meios para adquirir conhecimentos e oportunidades de trabalho que envolvam as seguintes competências (saber-saber; saber-fazer; saber ser/estar e saber evoluir)

O Saber-saber – (científica, técnica e tecnológica) Conhecimentos gerais e específicos necessários ao exercício da função; apela ao raciocínio. Estes conhecimentos são denominados de conhecimentos teóricos. 

O Saber-fazer – (técnica operativa) Capacidade para realizar o trabalho; inclui o conjunto de instrumentos, métodos e técnicas necessárias para um bom desempenho profissional; apela às qualidades de operacionalização dos saberes técnicos, tecnológicos e científicos. 

O Saber Ser/Estar – (socioprofissional e geral) Atitudes, comportamentos (competências sociais e relacionais), modos de estar adequados à função e às necessidades do contexto; apela às qualidades interpessoais. 

O Saber Evoluir – Conjugação de conhecimentos, capacidades e atitudes que visam a adaptação a novas situações, abre para a criatividade e inovação; saber intuitivo e criativo.

A certificação como Instrutor Profissional de Mindfulness pretende reforçar a qualidade da Formação através dos seguintes objetivos:

  1. Valorizar a aptidão pedagógica da pessoa como Instrutor em Mindfulness;
  2. Estimular a mobilização das competências pedagógicas para bem conduzir práticas de mindfulness, nos diferentes temas a serem introduzidos;
  3. Estabelecer a obrigatoriedade da Formação em Mindfulness, garantindo uma intervenção qualificada neste domínio; 
  4. Adquirir os conhecimentos gerais e específicos – “saber-saber”; capacidades práticas – “saber-fazer”; as atitudes e comportamentos – “saber ser/saber estar” e conjugação de conhecimentos, capacidades e atitudes- “saber evoluir” 

Do método

  • Meditação do Escaneamento Corporal — observação das partes específicas do corpo e atenção à respiração; 
  • Pose Corporal — posturas básicas voltadas para a consciência corporal inspiradas no sistema Yoga; 
  • Meditação Sentada — atenção plena na respiração, sentimentos, emoções, pensamentos; 
  • Meditação na Caminhada — atividades de caminhar promovendo a sustentação da mente no ato de caminhar (passeio contemplativo em silêncio);
  • Mindfulness no Movimento: proposta de manter a mente conectada com os movimentos do corpo e a respiração durante a prática de posturas corporais ou caminhadas.
  • Mindful Eating: proposta de desenvolver a consciência alimentar;
  • Mindfulness & Compaixão: conjunto de práticas voltadas para o despertar e desenvolvimento da valorização da vida, centrado no cuidado para consigo próprio e para com o outro.
  • Mindfulness & Expressão Artística: práticas de meditação ativa, com emprego da arte em termos terapêuticos e abertura para possíveis talentos inatos.

Autoavaliação:

Cada participante deverá fazer a avaliação de seu desempenho pessoal durante o curso e desenvolver a prática do “inquiry” (autoinvestigação);

Avaliação:

 1) Por meio de perguntas abertas e fechadas nas duas possibilidades a seguir: 

    a) Cada participante deverá preencher 1 avaliação online em cada módulo;

    b) Fazer um parecer a respeito do curso segundo perguntas e critérios que serão apresentados durante a sessão introdutória do módulo 1 do Nível Básico.

2) Por meio da análise:

    a) Diário de Bordo do Meditante; 

    b) Apresentação de 10 gravações da condução de práticas de mindfulness;

    c) Artigo (tema a ser escolhido junto à orientação científica);

    d) Apresentação de um seminário sobre o tema do artigo produzido durante o curso.  

       a) Prática Formal individual:

  • Com áudios de até 50 minutos por dia de prática formal;
  • Troca entre o grupo, em forma de depoimento, a respeito da experiência pessoal (na 1ª pessoa);
  • Observação das habilidades e capacidades de autorregulação, de modo a desenvolver mais e mais a atenção plena, diminuindo o “modo piloto automático”: responder, ao invés de reagir.

     

    b) Práticas Informais Sugeridas:
  • Atenção deliberada nas atividades ou eventos rotineiros diários;
  • Aplicação espontânea das práticas formais no dia a dia.

Das condições e características do programa

  • Recursos didáticos: o curso será ministrado na modalidade EAD. O material de suporte (texto, vídeo e áudio) estará hospedado em plataforma específica da internet e será gerado um grupo específico, para cada turma, em aplicativo de interação, servindo como fórum de discussões a respeito das práticas e para dirimir eventuais dúvidas. Serão solicitados ao participante recursos como papel, caneta e eventualmente algum material de artes plásticas, além do aparato tecnológico necessário para garantir a viabilidade de sua participação nas aulas.  

Conceitos pertinentes

O currículo

Módulo Introdutório: apresentação da proposta do MCCP

Dos critério e pré-requisitos para ingressar na formação:

  • Jornada de Abertura: online síncrono e assíncrono:  1dia.
  • Curso de 8 Semanas com 9 encontros:  
  • 8 Encontros semanais de 2h30min = 20 h/a;
  • 1 Retiro: 5 h/a.
  • 4 Aulas Gravada de 2h30min = 10 h/a;

Projeto de Pesquisa:

  • Fase 1 do trabalho de pesquisa (artigo);
  • Diário de Bordo do Meditante;
  • Avaliação de conclusão do NB.
  • 8 Encontros semanais de 2h30min = 20 h/a;

  • 1 Retiro: 6 h/a. 

  • 4 Aulas Gravadas de 2:30 horas: 10h/a;

Projeto de Pesquisa:

  • Fase 2 do trabalho de pesquisa (artigo);
  • Cumprimento 16 horas de atividade supervisionada (10 horas em grupo durante as aulas e 6 horas individual ou em dupla extra- classe = 6 h/a);
  • Estrutura e gravação de uma prática formal equivalente à 20minutos de 3 modalidades
  • Diário de Bordo do  Meditante
  • Avaliação de conclusão do NI.
  • 2 dias, 16 h/a;

 

Apresentação geral do TCC no seminário: “Mandala Multifacetada”, com 20 minutos por participante e condução de uma prática, com 20 minutos por participante;

Cerimônia de encerramento e entrega de certificados. Serão destinados 40 minutos a cada participante para apresentação e conclusão de suas tarefas enquanto instrutor.

 

Projeto de Pesquisa:

  • Fase 3 do trabalho de pesquisa, entrega e apresentação em seminário (artigo);
  • Cumprimento de 16 horas de atividade supervisionada (10 horas em grupo durante as aulas e 6 horas individual ou em dupla (extra- classe = 6 h/a);
  • Diário de Bordo do Meditante;
  • Transcrição e gravação de 3 práticas em 3 modalidades diferentes e avaliação de conclusão do NA.

 

Orientação de projeto final: integrando o mindfulness à sua missão de vida 6 horas (6 h/a extra classe). 

Carga horária indireta (prática individual e pesquisa): média total de 160h.

 

Carga horária total do curso: 368h/a

Observações:

  • O retiro (opcional) de 07 dias: Viagem à Índia (Himalaias) é estritamente presencial.
  • Estágio de 60 horas em 3 meses (quando recomendado pelo CDE ou por voluntariado, não remunerado), com direito a certificado de comprovação desde que emitido um relatório.

Regimento Interno

Da condição de viabilidade: para participar do Curso de formação do MCCP na modalidade on-line por meio das plataformas da internet, o participante deverá:

Do público-alvo – Trata-se de um programa que desenvolve a autorregulação e promove o estado de presença. Não é um treinamento em psicologia, porém destina-se a psicólogos, médicos, terapeutas, advogados, professores, nutricionistas  e demais profissionais que se interessam pelo tema.

 

Regimento Internacional

Da caracterização institucional – A  EMCCP, sediada em Torres Vedras, Lisboa – Portugal, acompanha as Diretrizes Britânicas para Instituições que oferecem Supervisão de Facilitadores em Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM).

Dos Critérios e Regulamentos – Definição de Supervisão em Mindfulness:

Espaço regular contratado entre o supervisionado (candidato a tornar-se Instrutor Certificado de Mindfulness) e a equipe de instrutores-supervisores que permite reflexão sobre o ensino baseado em mindfulness realizado pelo supervisionado. 

O processo de supervisão tem o propósito de cultivar integridade e segurança e de aprofundar a compreensão e a efetividade da aplicação de mindfulness do supervisionado, tanto pessoalmente quanto em contexto laboral. 

Os instrutores e supervisores da EMCCP seguem as diretrizes de boas práticas adotadas pela  Universidade de Oxford.

 

*Este documento está sujeito a alteração até o início do curso.

Investimento

Taxa de Inscrição: R$ 400

Mensalidade:

12 x R$765,55.

Valor total do curso: R$ 9.186,80

Mensalidade com Desconto*

12x de R$ 698,00.

Valor total do curso com desconto: R$ 8.268,00

*parcela paga até o dia 10 de cada mês