Instituto Psiconsciência – Entidade civil associativa, sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa neurocientífica e ao desenvolvimento de cursos e programas de capacitação profissional e acadêmica, bem como à prestação de serviços de atendimento clínico e de consultoria internacional, sediada no distrito de Lisboa, Portugal. Identificação fiscal: NIF/NIPC 514 407 964.
A Escola de Mindfulness – O Caminho do Coração Presente (EMCCP), segmento educacional do Instituto, forma, prepara e cuida das pessoas ou grupos que dela se servem, de acordo com o princípio básico “Tudo pela Valorização da Vida e Cuidado com o Planeta”.
www.institutopsi.org
O programa MCCP prima por explorar a interseção entre a mente e o corpo, tendo o coração como guia e a respiração como âncora. Incorpora conceitos ocidentais da Psicologia Cognitivo-Comportamental; da Neurociência; da Teoria Polivagal; da Teoria Piagetiana; da Psicologia de Jung, da Psicologia Budista, entre outros. E ainda é concebido a partir da prática clínica, da experiência direta com a Tradição Budista Tibetana e do Sistema Ioga (Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, desde 2014). Pauta-se nos protocolos MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction), MBCT (Mindfulness-Based Stress Cognitive Therapy), MBCDP (Mindfulness-Based Compassion Development Program), MSC (Mindfulness Self Compassion) e MBSP (Mindfulness-Based on Strengths Practice) dentre outros congêneres que o tenham influenciado.
A proposta do curso de formação profissional profissional MCCP parte da busca de recursos que possam proporcionar ao público atendido um melhor desenvolvimento, individual e social. Representa mais um conjunto de ferramentas para manejar questões do cotidiano e ampliar a gama de alternativas para a concentração, como foco e equilíbrio, no intuito de promover o aumento da qualidade de vida.
Em que consiste: o programa é constituído por um elenco de práticas e de vivências estruturadas, baseadas em evidências científicas, com o fim de criar uma avenida para construir novos caminhos neuronais, estimular comportamentos e proporcionar experiências sensoriais vocacionadas ao aumento da saúde, com incentivo ao autocuidado e à autocompaixão. Busca promover um relacionamento interpessoal construtivo, de empatia e de compaixão, em prol de formar instrutores e − para além disso − participar da formação de uma nova cidadania, mais consciente das responsabilidades éticas e da necessidade de despertar o Ser virtuoso que reside em cada coração, sustentando a bandeira da Valorização da Vida e do zelo para com nosso Planeta.
O Curso completo: trata-se de um programa evolutivo composto por 3 níveis, com 8 módulos. A carga horária está prevista em 268h/a, distribuídas em um período mínimo de 12 meses.
Nível Básico (NB) — Princípios e Forças do Mindfulness, quadrimestre disposto em 3 módulos: um módulo de abertura e um de 2 meses com uma aula por semana, mais um retiro com encontros síncronos; outro de 1 mês, com 4 aulas assíncronas, liberadas semanalmente; um encontro de mentoria e um retiro no final do nível, ambos síncronos.
Nível Intermediário (NI) — Comportamento e Fisiologia do Mindfulness, quadrimestre disposto em 1 módulo com 3 aulas assíncronas, liberadas semanalmente e um encontro de mentoria síncrono; outro de 6 semanas com 4 aulas assíncronas liberadas semanalmente, 2 aulas síncronas e um encontro em forma de retiro no final do nível, síncrono.
Nível Avançado (NA) — Pedagogia e Psicologia do Mindfulness, quadrimestre disposto em 1 módulo, com 4 aulas assíncronas, liberadas semanalmente; outro com 2 meses, aulas síncronas e um encontro mensal em forma de retiro no final do nível, síncrono.
Módulo de Conclusão (MC) – Consiste em orientação direta, individual ou em grupo para a produção de um trabalho. Uma vez cumprido o NA, o aluno deverá entregar o Trabalho de Conclusão de Curso e apresentá-lo no seminário: “Mandala Multifacetada”.
O curso será ministrado na modalidade online, síncrona e assíncrona, por meio de plataformas na internet, inclusive os retiros, sem prejuízo da ocorrência de encontros presenciais facultativos.
Os retiros têm como base a prática intensiva e sistemática de mindfulness; posturas, movimentos corporais conscientes, alimentação consciente e atividades de artes, como meditação ativa. Após o término do curso, será oferecida a possibilidade de retiros facultativos, no Brasil, em Portugal e nos Himalaias (7 dias, com imersão intensiva na cultura tibetana, berço do mindfulness).
A Orientação e supervisão é pré-requisito para que o aluno possa desenvolver suas atividades como instrutor, tendo, para tanto, de completar 38 horas, 18 das quais ocorrerão em horários extra classe. Estas poderão ser contratadas e agendadas com antecedência, junto à secretaria da escola.
O fórum de dúvidas será disponibilizado na plataforma da internet em que o curso estiver hospedado, em sistema de chat ao qual o aluno poderá recorrer em caso de dúvida. As questões serão respondidas semanalmente por uma dupla de instrutores responsáveis por acolher e sistematizar as perguntas, respondendo-as por meio da própria plataforma ou em interação direta com o aluno na modalidade síncrona, em plantões de duas horas por semana, em datas e horários previamente estipulados.
O “diário de bordo do meditante” online será disponibilizado em canal de comunicação por aplicativo móvel para que o aluno voluntariamente possa compartilhar suas experiências pessoais e insights, sem prejuízo do diário individual particular de cada aluno.
O programa se fundamenta na experiência direta, no inquiry (autoinvestigação), desenvolvendo de forma simples e vivencial as condições para que o indivíduo possa construir um conjunto de habilidades autorreguladoras, baseadas na plena atenção; trazendo fortalecimento e integração, ampliando assim os recursos internos inerentes a todos. Apoia-se, ainda, na Psicologia Cognitivo-Comportamental de Aaron Beck (1921-2021), bem como nas teorias Construtivista e Cognitivista de Jean Piaget (1986-1980), na Neurosciência com Richard Davidson, Daniel Goleman e Stephen Porges, Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung (1875-1961), entre outros. Este curso baseia-se, ademais, na experiência direta com a cultura, a tradição e os estudos da Psicologia Budista; no protocolo MBSR, do Prof. Dr. Jon Kabat Zinn e nos trabalhos desenvolvidos pelos Profs. Drs. Marcelo Demarzo & Javier Campaio, Mark Williams & Danny Pennam, no protocolo MSC de Kristin Neff e Christopher Germer, entre outros, cujos resultados favoráveis estão demonstrados pelos estudos da Neurociência, da Psicologia e da Medicina.
Todas as atividades executadas ao longo dos módulos serão avaliadas e comporão o conceito final de cada participante. Os seguintes documentos serão entregues até o final do curso:
Serão realizadas avaliações por meio da observação da evolução do participante durante a sua trajetória no curso;
Serão avaliadas as conduções de práticas no sentido de orientar e formar o participante em condutor das práticas formais;
Será avaliada a apresentação do Artigo Final.
Será avaliada a consistência do conteúdo e o enquadramento das normas de redação adotadas pela EMCCP.
Serão analisadas as autoinvestigações (inquiry) feitas por cada participante (o CDE seguirá os critérios internacionais de formação de profissionais e instrutores).
Além da presença ativa nas aulas, estima-se que o participante deva praticar diariamente os exercícios propostos no protocolo MCCP. Da prática diária dependem as mudanças e os resultados esperados em relação às evidências documentadas pela psicologia, medicina e neurociência, nas diversas pesquisas atualmente divulgadas, em relação aos índices de qualidade de vida, de felicidade e do incremento da saúde, de forma geral.
A formação Profissional de Instrutores de Mindfulness assume um papel central e de crescente importância, perante os novos desafios que surgem no mundo, tais como adoecimento psíquico, estresse, aumento do número de suicídios, depressão e ansiedade. Por consequência, avulta a importância de agentes para condução das práticas de mindfulness, sendo necessária para isso a aquisição de competências específicas.
A EMCCP distingue-se por oferecer desde cursos avulsos à Certificação Profissional de Instrutor de Mindfulness, nos níveis de Qualificação Profissional e de Instrutor e, ainda, a formação de Instrutores Supervisores.
Neste contexto, faz-se necessário aprimorar atitudes e habilidades que, integradas, impulsionem o adequado desenvolvimento profissional. O desafio se evidencia pela escassez atual de talentos profissionais que se elevem ao nível mínimo de sensibilidade e compreensão para o verdadeiro exercício da prática de mindfulness, a ponto de o aprendiz se tornar profissional. A formação assume, assim, um papel decisivo para o preparo de pessoas que, a partir de suas vocações e características internas, adquiram os conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis à apreensão e ao uso do amplo conjunto de recursos proporcionados pela utilização do mindfulness em seu vasto campo de aplicação.
Importa ter presente que as competências que uma pessoa adquire ou desenvolve na formação devem corresponder às funções que irá desempenhar no âmbito da sua vida profissional, seja agindo como autônoma ou atuando em uma instituição.
Preparar uma pessoa para a vida ativa profissional é oferecer meios para adquirir conhecimentos e oportunidades de trabalho que envolvam as seguintes competências (saber-saber; saber-fazer; saber ser/estar e saber evoluir):
O Saber-saber – (científica, técnica e tecnológica) Conhecimentos gerais e específicos necessários ao exercício da função; apela ao raciocínio. Estes conhecimentos são denominados de conhecimentos teóricos.
O Saber-fazer – (técnica operativa) Capacidade para realizar o trabalho; inclui o conjunto de instrumentos, métodos e técnicas necessárias para um bom desempenho profissional; apela às qualidades de operacionalização dos saberes técnicos, tecnológicos e científicos.
O Saber Ser/Estar – (socioprofissional e geral) Atitudes, comportamentos (competências sociais e relacionais), modos de estar adequados à função e às necessidades do contexto; apela às qualidades interpessoais.
O Saber Evoluir – Conjugação de conhecimentos, capacidades e atitudes que visam a adaptação a novas situações, abre para a criatividade e inovação; saber intuitivo e criativo.
A certificação como Instrutor Profissional de Mindfulness pretende reforçar a qualidade da Formação através dos seguintes objetivos:
Autoavaliação:
Cada participante deverá fazer a avaliação de seu desempenho pessoal durante o curso e desenvolver a prática do “inquiry” (autoinvestigação);
Avaliação:
1) Por meio de perguntas abertas e fechadas nas duas possibilidades a seguir:
a) Cada participante deverá preencher 1 avaliação online em cada módulo;
b) Fazer um parecer a respeito do curso segundo perguntas e critérios que serão apresentados durante a sessão introdutória do módulo 1 do Nível Básico.
2) Por meio da análise:
a) Diário de Bordo do Meditante;
b) Apresentação de 10 gravações da condução de práticas de mindfulness;
c) Artigo (tema a ser escolhido junto à orientação científica);
d) Apresentação de um seminário sobre o tema do artigo produzido durante o curso.
a) Prática Formal individual:
b) Práticas Informais Sugeridas:
Módulo Introdutório: apresentação da proposta do MCCP
4 Aulas assíncronas de 2h30min = 10 h/a;
1 Encontro de Mentoria, síncrono: 1h30h/a;
Pré-Requisitos para NI:
6 Encontros semanais assíncrono de 2h30min = 20 h/a;
1 Retiro de Silêncio e Contemplação: 5 h/a;
4 Aulas assíncronas de 2h30 = 10h/a;
1 Retiro de Silêncio e Contemplação, síncrono = 5h/a;
Encontro de Mentoria de Fim de Nível = 1h30h/a;
Participação na atividade “Uma Prática e Um Tema”, carga horária cumulativa de 20h entre o NI e o NA, bem como a condução de uma prática e um tema. = 10h/a ou o que lhe faltar para a conclusão das 20h/a.
Pré-Requisitos para NA:
4 Aulas Gravadas 2h30 = 10 h/a;
8 Encontros de 2h30 = 20 h/a;
1 Retiro de Silêncio e Contemplação = 5h/a;
Participação na atividade “Uma Prática e Um Tema”, carga horária cumulativa de 20h entre o NI e o NA, bem como a condução de uma prática e um tema. = 10h/a ou o que lhe faltar para a conclusão das 20h/a. de vvvv
Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso no seminário: “Mandala Multifacetada”, com 10 minutos por aluno e condução de uma prática, com 15 minutos por aluno = 20 minutos por aluno;
Cerimônia de Encerramento e entrega de certificados. Serão destinados 40 minutos a cada participante para apresentação e conclusão de suas tarefas enquanto instrutor.
Pré-Requisitos para a Conclusão do Curso:
Orientação de projeto final: integrando o mindfulness à sua missão de vida 6 horas (6 h/a extra classe), a partir de junho. Estas poderão ser contratadas e agendadas com antecedência, junto à secretaria da escola.
Carga horária indireta (prática individual e pesquisa): média total de 160 h/a;
Carga horária total do curso: 318h/a
Observações:
Da condição de viabilidade: para participar do Curso de formação do MCCP na modalidade on-line por meio das plataformas da internet, o participante deverá:
Do público-alvo – Trata-se de um programa que desenvolve a autorregulação e promove o estado de presença. Não é um treinamento em psicologia, porém destina-se a psicólogos, médicos, terapeutas, advogados, professores, nutricionistas e demais profissionais que se interessam pelo tema.
Regimento Internacional
Da caracterização institucional – A EMCCP, sediada em Torres Vedras, Lisboa – Portugal, acompanha as Diretrizes Britânicas para Instituições que oferecem Supervisão de Facilitadores em Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM).
Dos Critérios e Regulamentos – Definição de Supervisão em Mindfulness:
Espaço regular contratado entre o supervisionado (candidato a tornar-se Instrutor Certificado de Mindfulness) e a equipe de instrutores-supervisores que permite reflexão sobre o ensino baseado em mindfulness realizado pelo supervisionado.
O processo de supervisão tem o propósito de cultivar integridade e segurança e de aprofundar a compreensão e a efetividade da aplicação de mindfulness do supervisionado, tanto pessoalmente quanto em contexto laboral.
Os instrutores e supervisores da EMCCP seguem as diretrizes de boas práticas adotadas pela Universidade de Oxford.
*Este documento está sujeito a alteração até o início do curso.
Taxa de Inscrição: R$ 400
Mensalidade:
12 x R$765,55.
Valor total do curso: R$ 9.186,80
Mensalidade com Desconto*:
12x de R$ 698,00.
Valor total do curso com desconto: R$ 8.268,00
*parcela paga até o dia 10 de cada mês
Todos os direitos reservados – InstitutoPsiconsciência.
site desenvolvido por: agencia wi3