Direção

Paula Amine Fogaça Portocarrero, MSc.

Presidente do Instituto Psiconsciência. Mestre em Psicologia Social, Neuropsicóloga – pesquisa os efeitos da meditação mindfulness na consciência. Especializada em Psicologia Junguiana, Ontopsicologia e Psicologia Budista Tibetana, tem mais de 25 anos de experiência clínica.

Tratou centenas de pacientes em consultório e instituições de saúde conhecidas, tais como SFGH / UCSF – San Francisco General Hospital / Universidade da Califórnia – EUA; GDF – Governo do Distrito Federal; HFA – Hospital das Forças Armadas de Brasília; Santa Casa da Misericórdia-RJ, abrangendo o acompanhamento de pacientes sem previsão de cura.

Na esfera governamental, trabalhou no desenvolvimento de programas de formação profissional e vários projetos para o GDF, CNPq- RJ, UNESCO entre outros. Desenvolveu trabalhos com base em “arte cerâmica”, incorporando a sua prática pessoal como recurso terapêutico para o tratamento de pacientes com o manuseio de argila associado à meditação.

Tem realizado diversos cursos no Brasil e realizou vários workshops na região do Himalaia, onde o território do exílio tibetano está localizado. Desde a metade da década e 1990 pratica Yoga e participa de cursos em tradições tibetanas com iogues e monges. Em novembro de 1999, foi recebida por S. S. Dalai Lama — líder espiritual e Chefe de Estado do Tibete, em sua residência oficial.          Dentre outros estudos, recebeu ensinamentos diretamente de S. S Dali Lama, assim como do Prof. Dr. Alan Wallace, uma das maiores referências acadêmicas do budismo no Ocidente.

Hoje suas atividades estão focadas na elaboração de pesquisas e no desenvolvimento de cursos, palestras e conferências para congressos, eventos científicos e workshops. Seu trabalho se concentra na exploração do autoconhecimento humano, para elevar o nível de qualidade de vida individual e em grupo, com vistas ao despertar da consciência planetária. Brasileira, vive em Portugal e atua como psicoterapeuta, em atendimento remoto (via Skype, Messenger ou similar) a pacientes no Brasil e nos EUA.

Cyro Pereira da Silva Portocarrero, PhD.

Diretor Executivo do Instituto Psiconsciência. Com mais de 35 anos de carreira profissional no governo brasileiro, atuando principalmente no Senado Federal e no Parlamento Latino-Americano, trabalhou diretamente para S. S. Maharishi Mahesh Yogi, como um dos precursores no reconhecimento legal e científico da Meditação Transcendental no Brasil e suas aplicações nas políticas públicas, desde os primeiros anos da década de 1980.

Foi também um dos pioneiros na difusão do pensamento holístico em sua origem, com participação ativa na implantação da UNIPAZ, universidade onde ministrou vários cursos destinados a agentes de instituições oficiais, tendo participado de seus colegiados transdisciplinar e de administração do campus em Brasília, além de assessor o Reitor Pierre Weil na elaboração de contratos e convênios, bem com na condução dos assuntos jurídicos em geral. Nessa trajetória, que inclui sua participação direta nos acordos legais de transferência de tecnologia Brasil-Índia, nas áreas de Fitoterapia e Ayurveda, teve a oportunidade de estudar na M.I.U. e de visitar outros centros científicos de referência sobre diferentes técnicas e meditação e de psicologia budista tibetana.

Em função de tais atividades, trabalhou pessoalmente com alguns dos mais conhecidos ícones do estudo holístico e transpessoal, como Deepak Chopra, Jonh Pierrakos, Jean-Yves Leloup e Fritjof Capra, entre outros. Trabalhou também diretamente com S. S. Sri Mataji Nirmala Devi, em uma de suas viagens ao Brasil e foi recebido, em visita exclusiva na residência oficial, por S. S. o Dalai Lama, em Dharamsala.